Trabalhos

Veja as normas para a entrega de trabalhos do Colégio Alexandra

As regras valem para os alunos do Ensino Fundamental ao Médio

Os estudantes devem ficar atentos para não cometer erros ortográficos de palavras

Nada melhor do que entregar um trabalho escolar bem feito, em ordem, de forma objetiva e clara.
Porém, muitos alunos ainda se atrapalham no momento de elaborar esse material, desde o campo visual ao conteúdo geral.

Para ajudar os estudantes a preparar seus trabalhos com maior clareza, o Colégio Alexandra estabeleceu normas que devem ser seguidas desde o Ensino Fundamental ao Médio, com algumas características diferentes, de acordo com a série.

A capa segue o mesmo critério para todos os casos. Ela deve conter apenas o nome da instituição, a disciplina, a cidade e a data da entrega do trabalho. Além da capa, deve ser feita uma contracapa, o sumário, a dedicatória, uma introdução, o desenvolvimento, as considerações finais, a referência e os anexos.

Evitar erros ortográficos de palavras também faz parte da norma, portanto, o aluno deve estar bem atento à escrita.

Quanto à apresentação da estrutura física, se o trabalho for digitado, este deve obedecer a algumas regras básicas, entre elas, a utilização do programa Word, em folhas A4, além de um espaçamento padrão. A fonte precisa ser digitada no tamanho 12 e as letras em Arial ou Times New Roman. Já as páginas devem estar numeradas no canto superior direito.

Não é nada complicado! Com toda essa explanação, será muito mais simples apresentar o material. Resta agora ao aluno fazer uma boa apresentação, com um conteúdo bastante interessante.

Veja em etapas, as normas para a entrega dos trabalhos do Colégio Alexandra.

1 – Capa

Na capa deve conter:

– Nome do colégio
– Nome da disciplina (centralizado)
– Cidade e data da entrega do trabalho

2 – Contracapa

Na contra-capa deve conter:

– Nome do colégio (centralizado)
– Nome do aluno
– Série, turma e nº
– Disciplina
– Nome do Professor
– Nome do assunto pesquisado (justificado)

3 – Sumário

– Enumeração das principais divisões na mesma ordem
– A indicação das páginas localiza-se a direita de cada seção. (justificado)

4 – Dedicatória

Tem finalidade de se dedicar o trabalho a alguém, como uma homenagem de gratidão especial. Este item é dispensável. O professor pode exigir ou não a dedicatória.

5 – Introdução

Na introdução (manuscrito) deve-se escrever sobre o assunto que for abordado no trabalho. Qual o objetivo do trabalho

O que foi utilizado para chegar as conclusões do trabalho.

6 – Desenvolvimento

O desenvolvimento (manuscrito) é o corpo do trabalho é a pesquisa em si. O texto deve expor um raciocínio lógico, ser bem estruturado, com o uso de uma linguagem simples, clara e objetiva. Aqui você vai escrever as descobertas sobre o assunto pesquisado.

7 – Considerações Finais

As Considerações Finais (manuscrito) é a parte do trabalho em que você vai escrever aquilo que você aprendeu depois de ter pesquisado sobre o assunto proposto e ter feito o seu desenvolvimento. A conclusão só deve ser feita após o desenvolvimento.

8 – Referência

É o conjunto de indicações que possibilitam a identificação do trabalho.
> Colocar nome do autor, do livro, editora e ano.
Outras fontes de informações

9 – Anexos

Aqui você vai colocar gravuras, fotos, recortes que poderão enriquecer seu trabalho.

Aspectos importantes a serem observados:

01 – O trabalho deve estar limpo e organizado;

02 – Deve ser manuscrito, com letra legível;

03 – A CAPA/ CONTRACAPA/ SUMÁRIO e as REFERÊNCIAS deve ser digitada;

04 – Usar somente um tipo de letra do inicio ao fim do trabalho.

05 – O trabalho não deve estar amassado.

06 – Fazer a correção ortográfica das palavras.

07 – Usar um mesmo tipo de folha do inicio ao fim do trabalho.

08 – Escrever o trabalho a lápis ( 3º ano ao 5º ano]

09 – Usar somente um tipo de caneta, azul ou preta (6º ao 3º E. Médio) do início ao fim do trabalho.

Apresentação da Estrutura Física do Trabalho:

Se o trabalho for digitado deve obedecer às seguintes normas:

Digitação: Programa Word, formato doc.

Folha: A4

Margens: superior 3cm; inferior 2 cm; esquerda 3 cm; direita 2 cm.

Fonte: tamanho 12 no texto

Letra: Arial ou Times New Roman

Alinhamento do texto: Justificado

Espaçamento entre linhas: 1,5cm