Esporte: variar nas atividades físicas é importante para as crianças

16de abril de 2019

Olha que interessante esse texto, publicado no site da Revista Pais e Filhos, que trata sobre o estímulo da prática de atividades físicas. Aqui no Colégio Alexandra, nossos alunos, desde o berçário, Educação Infantil, Ensino Fundamental até o Ensino Médio praticam vários esportes – por essa razão, nos identificamos com a reportagem abaixo:

As crianças precisam diversificar na escolha das atividades físicas como caminhar, brincar, correr, nadar, dançar, pular. A realização dessas práticas, a partir dos cinco anos, ajuda a desenvolver um repertório de movimentos e habilidades que serão úteis no futuro.

A escolha de um único esporte muito cedo pode ser estressante, o que pode levar a criança a desistir da atividade. A partir dos 12 anos dá para começar a definir apenas um único esporte para fazer, o exercício que a criança mais se identifica. Aos 16 pode ser iniciada a especialização, de forma mais aprofundada.

Além da socialização, a atividade física na infância pode trazer inúmeros benefícios psicológicos, de convivência, de relacionamento e também os físicos, que é a melhora da composição corporal, controle de gordura e açúcar no sangue e melhora na função cardiorrespiratória, diz o pediatra Carlos da Silva em entrevista para o G1.

Ele destaca, entretanto, que os exercícios físicos devem ser feitos em locais adequados e com equipamentos apropriados. Segundo o pediatra, o profissional também deve ser qualificado e atencioso.

(Revista Pais e Filhos)