Portal do Aluno
(11) 2946-2249 contato@colegioalexandra.com.br

Enem: o que fazer às vésperas da prova?

1de novembro de 2019
by Colégio Alexandra

O tão temido e ao mesmo tempo esperado Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando. Ao longo de todo o ano o Colégio Alexandra deu dicas, orientações, fez simulados, plantões e auxiliou seus alunos sobre essa importante realização. Agora é hora de desejar boa sorte a todos e que cada um acredite em seu potencial. Veja mais algumas orientações:

Essa reta final pede tranquilidade, confiança nos conhecimentos adquiridos, revisão e atenção às orientações para o dia da prova. Revisar as provas de anos anteriores e reler as redações avaliadas com nota máxima, além das que o próprio candidato produziu durante a preparação para o exame, é uma boa estratégia.

Neste domingo, 3 de novembro, serão aplicadas 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação. A aplicação terá cinco horas e trinta minutos de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas.

No dia 10, serão 45 questões Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas.

A redação

Neste domingo, além das 90 questões, participantes deverão redigir um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema proposto pelo Inep que será descoberto na entrega das provas. É importante defender sua opinião apoiada em argumentos consistentes e elaborar uma proposta de intervenção para o problema apresentado, respeitando os direitos humanos.

Textos motivadores são apresentados, mas, atenção, a cópia deles leva a perda de pontos.

O desrespeito aos direitos humanos também gera penalidades, podendo zerar o texto. O Inep aconselha escrever sua redação com letra legível, para evitar dúvidas no momento da avaliação. Redações com letra ilegível podem não ser avaliadas.

Além dessas dicas acima, veja outras orientações:

Verifique com antecedência seu local de prova no Cartão de Confirmação da Inscrição, disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem.

Dieta equilibrada

Alimentos ingeridos antes e durante a prova podem influenciar diretamente na performance dos candidatos na prova. A principal recomendação é não fazer jejum; entretanto, alguns alimentos podem causar sonolência e desconfortos. Por isso, especialistas indicam evitar comidas ricas em gorduras e em proteínas, como carnes vermelhas.

Durante a prova, opte por lanches leves e não esqueça de se hidratar; água mineral ou água de coco são opções indicadas.

Documentos

Só realiza a prova quem estiver com algum documento de identificação original, oficial e com foto. Cópias simples, cópias autenticadas ou documentos sem foto são inválidos. Também não será aceito qualquer documento em formato digital.

Se você perdeu ou teve o documento roubado, apresente um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de prova.

Fugindo da eliminação

Participantes do Enem 2019 vão se deparar com regras mais rigorosas que em anos anteriores. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação, listou mais de 30 itens que podem levar à desclassificação. O rol inclui a cor das canetas. Confira os principais casos que podem eliminar candidatos no Enem:

Cor da caneta | Deve ser esferográfica, transparente e de tinta preta. Qualquer outra caneta é proibida e desrespeitar a determinação eliminará a pessoa candidata

Alimentos | O lanche levado poderá ser vistoriado pelo aplicador da sala. Impedir a revista, levará à eliminação.

Dispositivos eletrônicos | Todos os aparelhos eletrônicos (celular, smartphone, tablet, smartwatch etc) devem estar desligados e no envelope porta-objetos até a saída definitiva da sala de provas. Se o dispositivo, ainda que dentro do envelope, emitir qualquer tipo de som eliminará a pessoa candidata

Roupas e acessórios | É proibido usar óculos escuros. Boné, chapéu, viseira, gorro ou qualquer acessório que cubra os cabelos ou as orelhas também são proibidos.

Vestimentas religiosas, como burca e quipá, são permitidas e passarão por revistadas pelo coordenador.

– o caderno de questões só pode ser levado caso saia da sala definitivamente nos 30 minutos finais;

– o cartão-resposta, a folha de redação e a folha de rascunho devem ser entregues aos fiscais aplicadores da prova;

– a partir das 13h, é proibido comunicar-se, de qualquer forma, com pessoas que não sejam o aplicador ou o fiscal;

– é proibido realizar anotações no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na folha de rascunho e nos demais documentos do Exame, antes do início das provas;

– é proibido usar livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação;

– é proibido sair da sala, a partir das 13h, sem acompanhamento de um fiscal;

– também é proibido sair da sala, definitivamente, antes das duas primeiras horas de prova;

Outras regras estão disponíveis no site oficial do Enem. Em todos os casos, siga as orientações da equipe de aplicação.

(Com informações dos portais G1 e O Povo)

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *