Como manter a atenção na aula?

10de março de 2020

Sabemos que não é tão simples entrar na sala de aula, ouvir a explicação do professor e se concentrar. Têm dias que o aluno chega atrasado, com sono, não dormiu bem, foi para a escola sem se alimentar adequadamente, está ansioso por algum motivo e assim por diante. Algumas dicas simples podem ajudar o estudante a manter o foco e servem tanto para os pais passarem aos filhos da Educação Infantil como para os alunos do Fundamental e Médio. Ou seja, vale para todos os nossos alunos do Colégio Alexandra. Vamos ver?

1. Anote as informações – Não é tudo o que o professor fala que a gente consegue absorver e lembrar depois. Ter um caderninho de anotações com os principais tópicos é uma boa saída para te deixar mais antenado na hora da explicação e serve também para o momento de revisar o que foi passado em sala.
  2. Esqueça o celular – Um dos maiores causadores da dispersão em sala é o uso do aparelho celular. Se não for para uso de pesquisa ou estudo a pedido do professor, mantenha o aparelho desligado. Deixe para trocar informações com os amigos durante os intervalos.
  3. Não tenha vergonha de perguntar – Ninguém nasceu sabendo, portanto não tenha medo de fazer questionamentos ao professor caso não tenha entendido a explicação. Isso fará com que você fique mais ligado na aula. Ao contrário, será um bom motivo – ou desculpa – para deixar de prestar atenção.
  4. Sente nas primeiras cadeiras – Se você se sente mais disperso ao sentar nas cadeiras do meio ou do fundo, mude de lugar. Isso pode fazer uma grande diferença no seu desempenho.
  5. Garrafinha com água – Sair da sala durante a explicação do professor também atrapalha, e muito, a sua concentração, afinal de contas, quando você voltar já terá perdido parte do conteúdo. Deixe ao lado uma garrafa com água para evitar ter que sair para essa finalidade.